sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O QUE ESTÁ ESCRITO NEM SEMPRE É O QUE VALE

Recentemente tive que solicitar uma ligação de agua a companhia responsável pelo serviço de saneamento e esgoto aqui do estado do Paraná. Obviamente minha primeira ação foi me dirigir até a pagina da internet da empresa e buscar as informações sobre como deve fazer esse procedimento. Lá chegando me deparei com a seguinte informação:


Uma das coisas que me assustou foi com o primeiro documento da lista, principalmente pelo fato deste ter que estar somente a 30 dias da emissão. Fiquei imaginando como faria para conseguir esse documento, me imaginei na hora do almoço, esperando em filas de cartório vivendo aquela novela da burocracia brasileira, tudo isso só para conseguir o primeiro documento e ainda teria uma segunda etapa que seria ir até a empresa de saneamento.

Com esse cenário, resolvi fazer algo que qualquer técnico faz em momentos de dúvidas: Consultar alguém que já tenha vivido ou atendido um mesmo tipo de incidente. Ao conversar, descobri que poderia simplesmente levar a cópia da identidade e do registro, sem ser atualizado como está no site.

Fui meio desconfiado, mas final da história: Funcionou!! consegui fazer a solicitação sem problema algum, após isso fiquei me perguntando aonde está o erro? será que a pessoa que popula o site não conhece a operação ou é a operação que adaptou uma regra devido ao fato das regras "corretas"impactaram em seu desempenho.

No final fica aquela sensação de E SE eu tivesse feito o processo de buscar o documento atualizado? É como se quem escrevesse o site não tivesse a dimensão de como um simples parenteses complica em muito o processo para o usuário.

Sei que é difícil mas temos que nos colocar na posição do usuário SEMPRE, ver com seus olhos todas as interfaces e mensagens direcionadas a eles, pois isto que irá nos possibilitar ter um serviço que gere mais satisfação e muitas vezes com mudanças simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário