sexta-feira, 10 de maio de 2013

O Verdadeiro Problema da Escassez de Mao de Obra: Falta de Produtividade

Por um bom tempo tenho visto reportagens e matérias sobre o problema de mão de obra no mercado brasileiro, especialmente em TI.

Ontem mesmo tivemos uma reportagem sobre inflação no jornal nacional (http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/05/inflacao-volta-sobre-em-abril-e-eleva-preocupacao-entre-oeconomistas.html) aonde uma das economistas entrevistadas comentou que devido ao constante aumento do custo da mão de obra o setor de serviço, responsável  por quase 70% do PIB Brasileiro, é de fato o mais atingido pelo crescimento da inflação.

Mas ainda tentamos encher o Balde (Prometo fazer um Post em Breve sobre a História do Balde nas Corporações)

Recentemente tive acesso a uma pesquisa feita pelo IDC aonde foi perguntado a mais de 300 CIOs qual era na opinião deles o maior desafios para os próximos anos para a gestão da TI.
Era uma questão de múltipla escolha, mas acima de 50% dos entrevistados escolheu a opção de: Atrair e reter talentos, como sendo um dos grandes desafios de sua gestão.

Logo após a mesma pesquisa questionou ao CIO qual era a sua principal estratégia para driblar a falta de mão de obra no mercado de TI, por volta de 40% dos CIOs colocou que as estratégias principais eram:

1- Terceirizar o serviço
2- Realocar colaboradores de outras áreas para a TI formando internamente.

Vejam que ainda tentamos encher um balde furado, para evitar que este balde fique sem água aumentamos a vazão ao invés de taparmos o furo.

Vendo o Problema  Como ele É
Defendo que o verdadeiro problema que temos não e falta de mão de obra ou problema na formação de profissionais, mas sim que temos um modelo de operação na TI que esta ultrapassado. É preciso reinventar a forma como modelamos nossa operação com foco em manter a qualidade que conquistamos, elevando também a produtividade.

É impossível não buscarmos formas de fazer mais com menos nos dias de hoje!

Para iniciar sua busca da produtividade, minha primeira sugestão é que você defina os indicadores  que vai adotar, abaixo seguem alguns exemplos:

- Incidentes por técnico
- Custo da operação por incidentes atendidos
- Percentual de incidentes resolvidos em ate 1 hora

Após isso comece a trazer o assunto produtividade as suas reuniões junto a equipe, faca com que eles saibam que esse assunto veio para ficar e por fim estabeleça uma meta para atingir a produtividade, saiba que Gerenciar é estabelecer e atingir metas, se você não tem metas você não está  gerenciando.

Este início já começaria a fazer você e sua equipe a se incomodar, a buscar novas formas de aumentar a produtividade da equipe.

Não sabe por onde começar, comece aqui: www.mefos.com.br


Outra dica é que tal começar em uma sessão presencial? Por isso que iremos fazer ainda neste mês um evento focado neste assunto! Clique aqui e conheça o evento será um prazer te ajudar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário