terça-feira, 12 de novembro de 2013

Fatos para Repensar a Gestão de Equipes no Futuro Próximo

Nos próximos anos vamos viver uma verdadeira revolução social, se já não estamos vivendo e gostaria de apontar alguns pontos que todo gestor deve levar em consideração quando estiver a frente de uma operação, principalmente na área de serviços aonde nosso modelo atual é sempre voltado atrelar mais demanda com equipe maior!
Estes dados foram coletados pelo Banco Mundial e estão disponíveis no google para consulta.

Vai faltar gente para formar seu time
Como você pode verificar no gráfico abaixo a taxa de natalidade do Brasil caiu drasticamente nos últimos 20 anos, conseqüência de uma sociedade mais equilibrada com isso a falta de mão de obra no mercado não é só fruto econômico, mas também social. Os gestores do futuro terão que lidar com um mercado cada vez mais escasso em pessoas, por isso que o modelo tradicional de operação tende a não durar  muito se continuarmos neste cenário.



O Modelo atual não funcionou
Talvez você esteja pensando: "Eu sou um gestor de mais de 20 anos de atuação, sempre fiz assim, porque mudar?" Pois é, o modelo atual não funcionou, ao longo do tempo os custos aumentaram, os encargos sociais no Brasil são estendidos, no entanto o mercado não tem conseguido absorver isso na produtividade. Isto pode ser visto no gráfico abaixo que analisa o PIB por pessoa empregada no Brasil, perceba que a produtividade Brasileira mantém-se estagnada por várias décadas, bem isso tem um preço para seu time, ter que diminuir as pessoas e manter o nível de serviço será uma constante neste cenário.
E para os eternos comentários: "O Brasil é diferente dos demais países desenvolvidos e bla bla bla" analise os dados de Chile e Argentina e veja a urgência deste tema no Brasil.




Conclusão
Mais que um necessidade repensarmos o nosso modelo atual de dimensionar e fazer a gestão dos times nas operações de Serviços são fatores fundamentais para garantirmos a viabilidade ao negócio.
toda previsão tem em si um pouco de caos, até para estimular as pessoas a saírem da zona de conforto, talvez no futuro não seja assim tão crítico, mas um fato é que o Sucesso do passado não vai mais garantir o mesmo desempenho no futuro, principalmente para os gestores de hoje e amanhã.

2 comentários: