No dia 19/08 aconteceu o Primeiro Grupo de Estudos MEFOS - Curitiba. O Objetivo deste encontro foi realizar a troca de experiências e práticas na adoção do Modelo de Eficácia para as operações de Serviços.
Participaram vários coordenadores e gestores de operações de serviços.
Segue abaixo um resumo das atividades do grupo, vale ressaltar que o próximo encontro está marcado para 23/09 em Curitiba. - E Prometo que no próximo terá foto! :-)
Segue abaixo um resumo das atividades do grupo, vale ressaltar que o próximo encontro está marcado para 23/09 em Curitiba. - E Prometo que no próximo terá foto! :-)
Iniciamos com uma apresentação discutindo o modelo de eficácia, sendo que este é responsável por garantir que ao longo do tempo as equipes possam fazer mais com menos, para isso foi apresentado ao grupo os indicadores de produtividade (assim como já foram apresentados nesse blog aqui).
Após isso foi solicitado a apresentação do Coordenador MARCELO MASSARELI, que apresentou o seu caso dentro do Cliente (nome preservado por questões éticas), que mesmo sem possuir um produto que suporte a evolução da eficácia, ele esta redesenhando os processos internos e gerando melhorias ao ambiente.
O Exemplo do Marcelo foi citado para deixarmos claro que a visão de PESSOAS, PROCESSOS e PRODUTOS, é uma forma clara de vermos as inter-relações entre os elementos e que um PRODUTO ruim não pode ser desculpa para não evoluirmos, temos sempre que buscar, através do método MEFOS, formas de evoluirmos no serviço, e por evoluir entenda-se: fazer mais com menos.
Outro aspecto que foi abordado foi como o uso do modelo de Formulário Simples, pois dessa forma fazemos o Service Desk deixar de ser A SECRETARIA EXECUTIVA DO USUARIO!
Por sinal o grupo repetiu essa frase várias vezes!! (toque de comédia do facilitador que vos fala, melhor, escreve!)
Foi discutido também um relatório de tipo de solicitação aonde identificamos, pelos tipos quais as demandas que são mefosizaveis... visando aumentar a eficácia da operação.
Após isso ficou uma lição de casa para cada um que é fazer o seguinte levantamento:
- LEVANTAR A RELAÇAO ATUAL ENTRE:
- INCIDENTE POR TECNICO E INCIDENTE POR USUÁRIO;
- LEVANTAR O RELATORIO DE TIPO DE DEMANDAS DO SEU PROJETO;
- ELENCAR OS EVENTUAIS TIPOS QUE SÃO MEFOSIZAVEL;
- ELENCAR O GANHO DE PRODUTIVIDADE QUE PODER SER ATINGIDO.
No próximo encontro vamos trabalhar exatamente com essas informações, faremos uma laboratório para MEFOSIZAR as demandas de cada um.
Quer participar também, envie seus dados acima para o email fbaldin@mefos.com.br que podemos, juntos, desenvolver o estudo para sua realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário