segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Os Vários Tipos de Serviços que Usamos

Ao finalizar o meu livro percebi que  muitas vezes as pessoas comentavam comigo sobre como a metodologia do MEFOS poderia ser utilizada nos ao mais variados ramos de negócio.

Essa afirmação é parcialmente verdade, pois um dos cuidados que tive ao escrever o livro era definir o limite ao qual eu iria me ater, visto que resolver o problema de todos os serviços existentes seria no minimo pretensioso.

Para tal, coloquei uma definição ao longo do livro sobre Serviços Profissionais que dizia:

"Serviços profissionais são toda a vez que a relação de serviço entre o prestador e o cliente é baseada em qualificação e conhecimento"

Essa definição restringiu a aplicação do conceito MEFOS ao mercado corporativo, portanto se o seu serviço é voltado para Clientes corporativos, tem uma relação em que o prestador tende a ter um conhecimento mais profundo sobre o tema que o cliente, certamente o MEFOS pode lhe ajudar a ser mais produtivo e aumentar a satisfação dos seus usuários ou clientes.

No entanto durante a escrita do livro percebi outros tipos de serviços que também fazem parte de nossa vida, esses são:

Serviços de Conveniência: São as lojas ou  serviços cuja  a prestação de serviço é baseada em necessidade imediata do cliente, a base deste modelo é estar localizado em um momento oportuno ao Cliente, normalmente cobrando valores maiores que o mercado. Exemplos são: Atendimentos mecânicos a beira das rodovias, lojas de conveniências em postos de gasolina, operação 24 horas de lanchonetes.

Serviços de Exclusividade: São serviços cujo a concentração do mercado atingiu um pico, monopolizando a oferta e comoditizando o serviço em questão. Para esses casos o foco do prestador é realizar o maior lucro com o menor investimento, independente do contexto do usuário.
O interessante deste tipo de serviço é que incrivelmente o papel do Cliente perde força visto que devido a pouca oferta no mercado ele tende a viver um ciclo de entradas e saídas de Clientes.

Serviços Primários: São os serviços básicos para a sobrevivência e operação do mercado e dos seres humanos. Estes serviços são caracterizados por sua necessidade e uso constante. Nesse mercado o beneficio maior da operação está em garantir disponibilidade apesar da demanda, portanto ter a capacidade de se adequar rapidamente é o segredo do sucesso.

Ao longo dos anos percebo que essa lista aumenta e certamente é interessante quando começamos a separar os vários tipos de serviços, pois assim começamos a buscar formas de resolver problemas que estejam ocorrendo no dia a dia. Por enquanto o MEFOS é uma solução para os serviços profissionais, que permite a sua empresa fazer mais com menos, quem sabe no futuro conseguiremos resolver outros desafios dos demais tipos de serviço, não é?

Abraços e Boa Semana!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário