Apesar de parecer um pouco estranho, o título deste post tem muito a ver com a essência do que temos que buscar em nossas operações de serviços. Para aprendermos com o IPad, mas especificamente, com a Apple sobre gestão de serviços temos que olhar a estrutura que o IPad e o próprio IPhone tem com relação a parte de comandos, ou seja, botões.
Botão IPad |
Ao todo o Ipad possui somente um botão, que praticamente governa todas as principais atividade do equipamento, Vejam: Um único botão!!! Eu imagino o quanto Steve Jobs deve ter lutado junto aos engenheiros da Apple na briga por manter somente aquele botão, aquela simplicidade!
Confesso que não sou muito estudioso da história da apple ou de jobs e muito pelo contrário não sou fã, não tenho Iphone ou o Ipad, na verdade sou mais Android, mas tenho que reconhecer, a capacidade de simplificar elementos complexos é uma das principais características que admiro nos produtos Apple.
E quando vejo nossas operações de serviços, percebo que este mesmo sentimento deve ser cultivado: Simplifique sua operação! enxugue seus processos para que o seu usuário possa ter o melhor serviço ao menor custo.
Ao analisarmos algumas filosofias da administração como: Six sigma, TPS (Toyota Production Systems), TOC - Teoria das Restrições dentre outros, todas possuem um foco parecido:
- Simplifique as atividades,
- Reforce as atividades que geram valor,
- Elimine o desperdício.
Olhando com os olhos do usuário, entendo quais atividades geram valor para ele e quais são somente custo para você, lembre-se:
" SE VOCÊ FIZER ALGO PARA O SEU CLIENTE E ELE NÃO PERCEBER,
DE FATO, VOCÊ NÃO FEZ"
Nenhum comentário:
Postar um comentário