segunda-feira, 25 de julho de 2011

DIFUSÃO DAS INOVAÇÕES - Em que isso pode te ajudar?

Em 1962 o sociólogo Everett Rogers publicou sua tese de doutorado (PhD) onde ele havia feito uma extensa revisão de estudos relativos à difusão de inovações, notadamente de inovações tecnológicas no meio agrícola e que também incluía estudos em diferentes áreas, dentre elas marketing. Podemos dizer sem medo de errar que o campo de estudos sobre adoção de inovações e mudanças em geral pode ser entendido antes e depois de Everett Rogers.
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Nesse estudo, Rogers define que o ciclo de adoção da inovação pode ser dividido conforme a reação de cada pessoa as inovações impostas.

O interessante do estudo é que ele nos permite ter uma visão interessante para a definição de uma estratégia para a adoção dos modelos de operação do MEFOS. Veja que para cada público, você deve definir uma estratégia diferenciada, para  Rogers esses grupos eram classificados com base nos seguintes critérios:
  • Inovadores (Innovators) - um pequeno e seleto grupo de pessoas que tendem a adotar novas tecnologias e comportamentos em seus primeiros estágios de desenvolvimento mesmo que isso implique em riscos maiores. - Esses devem ser aqueles usuários que você deverá apresentar as novidades de formulários, bases de conhecimento e novas interfaces de relação com a gestão de serviços.
  • Primeiros a adotar (Early Adopters) – constituem um grupo maior que os Inovadores e ainda possuem alguns traços de inovação, embora não tenham a mesma disposição para assumir os riscos associados às inovações em seus estágios preliminares de desenvolvimento -  Esse grupo deverá ser orientado pelo Service Desk que deverá, em cada atendimento, divulgar a nova forma de solicitar serviços ao Service Desk;
  • Maioria inicial (Early Majority) – constitui um segmento amplo do público alvo da inovação e é um primeiro sinal de que uma determinada tecnologia ou produto entrou em fase de difusão, isto é ganhou massa crítica. Normalmente, quando o processo de inovação atinge este ponto sua difusão pelo restante da sociedade ou grupo alvo é bem mais fácil. Tanto que interromper o processo de difusão neste estágio é tão custoso quanto o esforço inicial para difundi-la. Imaginem como seria difícil convencer as pessoas a abdicarem da internet, e-mail e banda larga no ponto de difusão em que a tecnologia se encontra; - Aqui ja temos um grupo sendo influenciado, portanto o segredo é o Service Desk estar atento e orientar as eventuais ligações de suporte aos formulários, visando garantir uma transição tranquila.
  • Maioria tardia (Late Majority) – Outro segmento amplo, mas que revela maior resistência às inovações e, portanto, tende a retardar a sua adoção até o ponto em que ela já demonstrou claramente suas vantagens - Esse será o Grupo que somente adotará a nova forma de demandar serviços a operação de suporte, após ter ficado claro que o novo ambiente funciona e que as demandas de fato são atendidas em prazos menores e de forma mais eficaz.
  • Retardatários (Laggards) – último segmento a adotar uma inovação, quando ela já se encontra em uma fase madura de implantação e os riscos envolvidos na sua adoção são bem menores - Esses usuários serão aqueles que somente adotarão após uma definição de política da empresa ou em último caso, quando houver um incentivo a adoção do serviço de forma automatizada.
Na teoria de Rogers havia também uma certa regularidade da difusão da inovação, que poderia ser representada por uma distribuição normal.

Como você pode notar na figura abaixo, essa distribuição pode nos ajudar em planejar o modelo de comunicação a ser adotado para os grupos e também aos desafios, em cada etapa, que devemos encontrara para mudar a cultura do cliente.

Naturalmente temos que respeitar a cultura do ambiente em que estamos, gosto de dizer que Devemos sempre respeitar a cultura, mas sem render-se a ela.

Inovar é ousado, é arriscado, mas as grandes revoluções vieram de inovações, imagem o quando ainda estaríamos limitados se os inovadores tivessem se rendido as "verdades" de uma determinada era:
- o Homem não pode voar! O Homem não pode chegar a lua" dentre tantas outras...


Essa filosofia é parte integrante da estratégia de adoção do MEFOS, em breve no site do mefos iremos postar os cases de sucesso para que cada vez mais pessoas possam buscar serem mais eficazes em suas operações de serviços profissionais!

Abraços e Sucesso a Todos!

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