terça-feira, 4 de outubro de 2011

As 3 Tarefas do Gestor - Formando uma Equipe de Elite


Deixarmos de ser especialistas e passarmos para um cargo de gestão é sempre uma das mais tortuosas e difíceis tarefas dentro de uma vida profissional.

A mudança que passamos quando enfrentamos esse dilema é que a partir deste momento não interessa mais a nossa capacidade de realização, mas sim como capacitamos outros em desenvolver as suas capacidades de realização.  Para realizarmos este objetivo temos que ter em foco o papel do Gestor, quais são as atividades macros que o Gestor deve realizar para garantir que sua equipe esteja na rota dos objetivos estratégicos?
Abaixo apresento uma fórmula simples mas poderosa, que vem me ajudando ao longo de minha carreira profissional. Como sou adepto da simplicidade, são 3 orientações básicas que podem lhe ajudar em sua caminhada profissional.
Abaixo demonstro as 3 grandes tarefas que o Gestor deve executar:





Desenvolver uma Equipe Forte: Essa é a primeira tarefa do Gestor. De nada adianta projetos e estratégias se ele não possuir uma equipe em que possa confiar e realizar.
Vale ressaltar que nessa etapa devemos conhecer cada membro do seu time, ver suas qualidades e defeitos para colocarmos as peças certas nos locais certos.
Essa atitude é muito mais fácil do que parece, requer observação e dialogo com a equipe, de uma forma aberta usando o processo de feedback como ferramenta  de potencializar o desempenho de sua equipe. Lembre-se que uma equipe é reflexo do seus líderes, portanto cultive com respeito seus líderes e estará garantindo serenidade a toda equipe.

Preparar o Sucessor: Uma vez que você estruturou uma equipe forte, seu segundo passo é preparar o sucessor. Uma equipe que não tem um sucessor é um time que estará sempre a beira do colapso, pois na falta do líder, certamente haverá indecisão que poderá resultar em desestruturação e queda de desempenho. É papel do gestor, garantir que seu sucessor esteja em formação, caso você não tenha um sucessor, provavelmente você ainda está na tarefa 1.

Direcionar as Atividades da Equipe: durante todo este processo você deve continuamente direcionar as atividades de sua equipe e por direcionar entenda: “Feedback”.
Segundo Daniel Pink autor do Livro Motivação 3.0, as pessoas trabalham melhor quando possuem um feedback constante. Não precisamos de pesquisa científica para descobri isso, não é? Nós mesmos, quando recebemos feedbacks constantes, acabamos desenvolvendo melhor nossa carreira e trabalho e certamente, quando estamos à frente de uma equipe essa lógica também funcionará para o nosso time.
Feedback, dá trabalho, exige disciplina e dedicação, mas essa é fundamental para o bom desempenho de sua equipe.

Espero que essas dicas possam lhe ajudar e que sua equipe aumente mais a performance!

Abraços,

Nenhum comentário:

Postar um comentário