Acredito que cometemos dois equívocos clássicos:
1- Acreditar que a Comunicação é um ATO!
2- Ter Certeza que o Problema são os outros que não se comunicam comigo! :-)
Vamos resolver o primeiro então.
Entenda que Comunicar não é um ato, não é um papel no mural, um email enviado ou uma frase dita! Entenda que Comunicação é um Comportamento!... ficou confuso? deixa eu lhe explicar melhor...
Comportamento é toda atitude que temos por padrão! Ao escovar os dentes todas as noites, definimos um padrão de comportamento, aos dormir as 23h ao invés das 22h criamos um novo padrão de comportamento e assim vai.
Comunicação então deve ser um hábito, algo que você deseje fazer, pois está dentro do seu padrão de atuação profissional comunicar e interagir com as pessoas, principalmente para aquelas que contribuem para o desempenho do seu trabalho e muitas vezes da percepção de qualidade do seu Cliente!
Não adianta colocar banner, mural ou email - Tem que ser algo que você passa a fazer por padrão! da mesma forma que escova os dentes e põe (ou não) pijamas par dormir!!
Desde os tempos de Adão e Eva, quando Deus perguntou porque Adão tinha comido a fruta proibida ele disse: - Porque Eva ofereceu! então, ele perguntou a Eva porque tinha comida a fruta proibida, ela respondeu: - Porque a Serpente ofereceu!
Desde lá! já buscávamos um culpado para nosso problemas!
Melhorar a comunicação é sim um comportamento que você deve melhorar!
Você é o início da resposta para desenvolver uma melhor comunicação em sua empresa, sua equipe e certamente, sua comunidade!
Lembre-se! Comunicar-se é um Hábito, Comece Já!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário