Não se perca com consultores didáticos que desenham rodas e lhe explicam como as coisas devem ser, isso é ilusão, um mero modelo de eficiência e o que você precisa e fazer mais com menos! essa é a lei dos negócios e você não poderá fugir dela.
Conheça essa Fábula de GodFrey Saxe que você vai entender, como as visões sobre a adoção de ITIL acabam sendo particulares, mas no entanto são divulgadas como verdades (principalmente pelas consultorias - aí...que elas não me ouças (vejam))
O Cego e o
Eram seis homens do Hindustão, desejosos de muito aprender, Que foram ver o elefante (embora fossem cegos). Cada um, por observação, poderia sua mente satisfazer.
Os Cegos e o Elefante |
- O primeiro aproximou-se do elefante, e aconteceu de chocar-se contra seu lado amplo e forte Imediatamente começou a gritar; “Valha-me Deus, mas o elefante é como uma parede!”
- O segundo, pegando na presa, gritou: “Oh! O que temos aqui, tão redondo, liso e pontiagudo? Para mim isto e muito claro, esta maravilha de elefante é como uma lança!
- O terceiro aproximou-se do animal e aconteceu de pegar a sinuosa tromba com suas mãos. Assim, falou em voz alta: “Vejo!” disse ele, “O elefante é muito parecido com uma cobra!"
- O quarto esticou a mão, ansioso e apalpou em torno no joelho: “Com que este maravilhoso animal se parece é muito fácil!” disse ele, “Está bem claro que o elefante é muito semelhante a uma árvore!"
- O quinto, por acaso, tocou a orelha e disse: “Até um cego pode dizer com o que ele se parece: "negue quem puder, esta maravilha de elefante é muito parecido com um leque!”
- O sexto, mal havia começado a apalpar o animal, pegou na cauda que balançava que veio a seu alcance. “Vejo!” disse ele, “O elefante é muito semelhante a uma corda!”
Essas discussões sobre dificuldade de adotar ITIL ou quais os desafios de implantar, cada vez mais vejo as pessoas opinarem sobre sua visão do elefante, colocando sua parte como se fosse o contexto do todo.
Isso não faz sentido, tudo aquilo que fizermos e não for algo que gere valor ao nosso negócio, sempre será difícil e sempre precisará de patrocínio!!
Os Gestores de TI lutam para que todas vejam o Elefante, no caso ITIL, como eles, quando na verdade o negócio acaba tendo uma visão do todo e questiona até que ponto aquela interpretação da área de tecnologia faz sentido.
Pois no final, não é parede, nem lança, nem cobra, árvore, leque ou muito menos uma corda, mas sim um elefante!
A Tecnologia está para servir ao negócio, assim como as demais áreas de backoffice, se ela usar esse poder para se servir, algo que está errado!
Pense sempre do ponto de vista de negócio: Você faria este investimento? você adotaria essa plataforma se fosse cobrado por geração de valor ao seu cliente final?
Abraços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário