Por José Bittencourt Filho
Escrevo algumas linhas...
As empresas devem considerar a TI como um meio de levá-la a atingir seus resultados e não somente como o departamento que mantém os sistemas disponíveis e que deve atender aos pedidos de todos os usuários solicitantes.
Para isso, deve-se adotar das mais diversas práticas de gestão que não estão em uma única “receita de bolo” e sim em um conjunto de ações que podem melhorar a gestão de TI.
Muitas destas ações podem ser encontradas em modelos / metodologias / frameworks / bibliotecas, outras não , mas com certeza estarão na própria cultura da empresa onde o gerenciamento se faz necessário.
Do que mais temos escutado nos últimos tempos, vem me chamando atenção a desistência das publicações sobre o pilar: PESSOAS. Comenta-se muito sobre processos, com a seguinte conotação:
“um processo bem definido independe do seu ator e que o mundo de processos é um conjunto padrão de inter-relacionamento de entradas e saídas”.
Cuidado! Vimos acompanhando que esta afirmativa não é tão lógica assim. Dependendo da cultura de sua empresa, devido ao pilar PESSOAS, grandes PROCESSOS podem não determinar um eficaz resultado e acabarem sendo descontinuados.
Uma das primeiras PESSOAS que vem em minha mente no papel de uma organização que adotará uma gestão da tecnologia é o Gestor de TI. (penso em gestor como um papel, independente do seu cargo)*
Para exercer sua função, o Gestor de TI deve sempre estar atualizado em:
- Conhecimentos técnicos
- Habilidades para gerenciar estruturas de tecnologia
- Gerir recursos humanos específicos da área
- Ter Cultura abrangente
- Criatividade com espírito empreendedor
- Buscar padrões com noções de processos
- Interesse em Projetos
Também tem que ter o cuidado para:
- Não sistematizar o caos. (vejo isso em muitas corporações)
- Não perder de forma descoordenada pessoas importantes (PESSOAS)
- Aceitar riscos (sem medí-los)

Antes que me entendam mal, acredito em padrões sim, mas no respeito pela cultura das empresas e sincronismo entre pessoas que nela coabitam. O Gestor de TI deve ser o responsável pelo relacionamento de tudo isso, senão estará apenas fazendo o papel operacional de um chefe de departamento que não será reconhecido pela organização.
Enfim, insistentemente, repito a todos que me perguntam o que a TI deve fazer nos “próximos capítulos” eu digo: voltar a sua raiz e ser o que era no passado: uma fonte de informações, afinal TI tem essa vogal em seu acrônimo não é à TOA. (me perdoem o trocadilho) :D
Essa é a missão do profissional gestor de TI: Relacionamento para buscar o que o negócio precisa saber para poder entregar. (Assim todos ganham).
Sem receita de bolo, mas com uma seleção de ingredientes à mesa. Dosando e experimentando até a fórmula completa de sucesso. A mão de quem faz pode também fazer parte do segredo. (Pergunte isso inclusive para a sua mãe. Elas sempre acertam).
Com visão completa da organização (TI não é mais departamental), cabe ao profissional de Gestão de TI construir soluções que levem em consideração a importância da interação e sinergia entre as diversas áreas da organização, de forma a aperfeiçoar os recursos.
No Livro “O Verdadeiro Valor de TI” os autores citam:
“ É sabido que cortar os custos de TI não é simplesmente cortar o orçamento de TI, mas ajustar a qualidade ou o consumo dos serviços onde o excesso de qualidade ou o consumo não melhora o desempenho do negócio.”
(Richard Hunter e George Westerman)
*Nos últimos 20 anos Tecnologia da Informação, foi a área que mais criou cargos segundo a CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) fonte: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf
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