quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Aprenda com a Honda!!

Sabe aquela sensação que temos, ao final de um trabalho de consultoria, cheio de análises, fatos e conclusões, de que, se tivéssemos feito o trabalho sozinho chegaríamos no mesmo lugar? Pois é, isso não é só sentimento, em alguns casos é a mais pura verdade.
Não quero generalizar ou polemizar, mas gostaria de contar um case de insucesso de consultoria sobre como a BSA, uma antiga fabricante de motocicletas britânica, contratou uma das maiores consultorias em gestão para entender o motivo que levava a marca Honda a vender tantas motos no mercado americano em tão pouco tempo, chegando a ameaçar e posteriormente ultrapassar a BSA, a então líder do mercado, em pouco tempo.

CONSULTAR VERSUS APRENDER
Em 1959 os britânicos detinham 49% do mercado de motos importadas nos EUA, no entanto em 1966 a Honda sozinha havia conquistado uma parcela de 63% do mercado inteiro.
Com essa situação o governo britânico contratou a consultoria pedindo uma análise sobre os motivos deste crescimento tão acentuado. Após um período de análise a consultoria “descobriu” a estratégia por trás do crescimento da Honda: Baseadas em curvas de experiência, altas participações no mercado e estratégicas cuidadosamente elaboradas, especialmente com uma proposta de ser uma opção de baixo custo, utilizando economia de escala, criando um novo segmente de motos pequenas para os consumidores da classe média.

UFA! Ficou chique essa definição dos movimentos da Honda!

Visto desta forma, temos a impressão que os executivos da Honda estudaram o mercado americano, definiram planos estratégicos e os executaram, atingindo assim o sucesso! Será? Vamos ouvir agora a versão dos próprios executivos da Honda tiveram do processo, segundo relato feito a Richard Pascale, autor do livro “The Art of Japanese Management” (1981) a análise grande  estratégica foi:

“ Na verdade, não tínhamos estratégia alguma além da idéia de ver se poderíamos vender alguma coisa nos Estados Unidos”. 
O executivos também comentam sobre como o sr. Honda estava especialmente confiante nos modelos 250cc e 350cc, pois os guidões dessas motos pareciam a sobrancelha de Buda.

Então os executivos da Hona Iniciam as operações  alugando um apartamento barato em Los Angeles, onde eles mesmos varriam o piso, empilhavam as motos à mão e demais trabalhos, tudo para economizar dinheiro.

No entanto para se locomoverem pelas ruas de Los Angeles eles utilizaram um modelo de moto mais compacto fabricado pela Honda com 50cc que, a princípio, não seria vendido nos EUA, mas ao transitarem pela cidade o produto acabou chamando a atenção do público e logo eles começaram a receber os primeiros pedidos a comercializar o modelo e o resto é história.

Essa experiência nos permite aprender com a Honda que:
- Antes de qualquer consultoria faça sempre um bom produto ou serviço;
- Não adianta planejar sem ir a campo, sem estar ao lado dos clientes e usuários, são eles que vão ditar o caminho da evolução no mercado
- Consultoria  são muito boas, mas principalmente para elas mesmos.

E por fim, lembre-se que você e sua equipe podem desenvolver projetos, aprendendo, indo a campo. Consultorias ajudam, mas podem também atrapalhar, complicando assuntos que são simples só para valorizar !! :-)

Abraços e Boa Semana!

Referências deste Post:

Safári de Estratégia
Ed. Bookman
Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand e Jospeh Lampel

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