domingo, 14 de outubro de 2012

FeedBack: A Ferramenta fundamental para a gestão de Equipes

Nós da área de Tecnologia, gostamos de conversar sobre os avanços da nossa área, teorizando sobre como determinadas tecnologias terão impacto sobre a nossa vida.  No entanto esquecemos que por trás de todo nova tecnologia, de todo novo serviço existe um grupo de profissionais que certamente tem um líder seja formal ou informalmente e a forma como este grupo estiver formado e motivado terá um impacto direta em nossa satisfação com o uso destes serviços.

Portanto gerir equipes é um dos principais desafios dos gestores de serviços atualmente, no entanto dedicamos mais tempo a cursos voltado para processos e tecnologia, por vezes ignorando um o pilar fundamental da gestão de serviços: Pessoas.

Em meu livro a Revolução Invisível, comento que um serviço ocorre quando os três elementos de: pessoas processos e produtos estão inter-relacionados, é neste momento que o serviço surge, pois o serviço em si é uma idéia, que toma forma na intersecção dos elementos.

É fato que para Produtos e Processos temos uma facilidade maior para gerenciar,  no entanto, as pessoas são a parte da estrutura de serviços que podem mudar sem você agir sobre elas. 

Um dia, por motivos externos, um colaborador exemplar pode tornar-se um problema ou um técnico de comportamento difícil mostrar-se seu principal colaborador. As pessoas irão mudar sua atitude sem avisar, tenha certeza!

Portanto para gerenciarmos as pessoas envolvidas com a operação sugiro que você desenvolva uma agenda continua de feedback com sua equipe, não interessa se ela é grande, pequena, tudo o que você tem que fazer é desenvolver um processo sistêmico de feedback, para criar um momento de uma conversa aberta entre você e os membros de sua equipe, discutindo seus anseios, ambições e metas de forma aberta.

Além disso, essa prática permite ao gestor conhecer mais sobre as pessoas que fazem parte de sua operação,  não há desculpa no mundo que justifique um gestor nos dias de hoje não conhecer sua equipe, pois é esta equipe que com seu trabalho e empenho irá construir o sucesso de todos!!

2 comentários:

  1. E como é que se faz esse "processo sistêmico de feedback"? Alguma dica, técnica, sugestão, precaução pra cousa não descambar na bolacharia (enfiar bolachas na cara do colega)? Precisa de um coordenador, não precisa? Ae, se puxa, mano. Vamos mais adiante, se arrisca. Smack. EL CO

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  2. Cohen, farei em sua homenagem o post sobre FeedBack, mas para este post achei que era informação demais para um post só!!

    abraços,

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