quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Viver apagando incêndios é uma Rotina perigosa, sabe por quê?


Nosso dia a dia profissional é tão corrido, que por vezes gostamos de nos qualificar como verdadeiros bombeiros apagando incêndios em nosos local de trabalho. 
Apesar de usarmos essa expressão com frequência, ele não condiz com a realidade, pois o Bombeiro possui uma rotina controlada e definida que nada tem a ver com aquela sensação que temos de correr o dia todo, mas acabar o mesmo com várias pendências ainda em aberto.

Ao analisarmos a rotina destes profissionais, temos muito a aprender com a organização do trabalho deles, apesar de terem um volume de atendimentos a eventos como acidentes, incêndios isso não faz deles profissionais que mantenham uma postura reativa sobre estes eventos.

Todo bombeiro enquanto não está atendendo uma ocorrência volta sua atenção para desenvolver atividades que serão fundamentais para salvar vidas, eles fazem exercícios físicos que permitam carregar os vários equipamentos durante um emergência, estudam os equipamentos e técnicas para salvamento, revisam processos de saída da base buscando reduzir ao menor tempo possível o prazo para chegada até o local do acidente.

Perceba que atender incêndios é uma pequena parcela do dia a dia deste profissional, nos demais momentos ele é focado em se preparar cada vez melhor para o momento chave.

Portanto, para nos auto-proclamarmos Bombeiros, além de enfrentarmos os eventos críticos temos que estar sempre aprendendo com nossos erros, nos preparando para prestar um serviço cada vez melhor, desenvolvendo nossas competências  estando 100% presente no "agora"

A de área de TI tem muito a aprender com esta categoria de profissionais, entendendo que os momentos de crises são cruciais para a sobrevivência da organização, mas é o que fazemos em períodos de normalidade que irá nos preparar para as crises.

Para conhecer mais sobre a rotina dos bombeiros e como podemos aprender com eles veja este vídeo:


Abraços e Bom Trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário