terça-feira, 19 de novembro de 2013

Voce sabe o que é um Serviço Orgânico?

Um dos objetivos de um serviço é conseguir ser executado organicamente,  o ideal seria que nossas operações tivessem o mesmo sentido de uso e de função que os órgão do corpo humano.

O Cérebro não precisa dizer ao coração para bater ou ao ouvidos para ouvir eles simplesmente dentro de suas habilidades natas executam suas funções respeitando o todo e contribuindo para o seu funcionamento.

Não conseguimos dividir o processo do organismo e nem definirmos aonde começa e termina o papel de cada um, mas o resultado destas atividades é claro para todos nós! É ele que esta lhe permitindo ler este artigo!

Uma operação de serviços é algo bem parecido, por mais que gostamos de dividir as partes do processo seja por hábito ou prática, o fato é que o nosso resultado final é sentido por todos, independente do sucesso parcial das partes do processo, no fim o que temos que permitir é que os usuários do serviço atinjam seus objetivos com o uso do serviço.

A Definição do serviço no Livro Revolução Invisível é:
"A inter-relação entre os elementos de pessoas, processo e produtos com objetivo de entregar uma utilidade do consumidor do serviço, atingindo os objetivos do Cliente"
Vale lembrar que consumidor é quem usa o serviço e Cliente é quem paga pelo mesmo.

Nesta ótica, em ser útil para o consumidor temos que verificar qual é o Problema que ele quer resolver ao usar o serviço em si, para isso temos que entender, da perspectiva do Usuário, qual função ele espera e principalmente qual resultado ele almeja ao usar o serviço.

Dentro desta perspectiva é sempre válido pegarmos essa visão do Usuário e alinharmos aos objetivos do Cliente, este é para nós o objetivo principal e aí está a fonte da métrica chave para entendermos se o que estamos fazendo gera valor para o nosso Cliente.

Portanto...
Pare de medir somente as atividades meios da operação e descubra: Qual é o problema que você resolve do Usuário e começa a medir se isto esta ocorrendo ou não!

Sei que esse post foi um pouco mais filosófico, mas a Teoria é importante, pois diferente da prática ela pode ser discutida, argumentada, debatida e assim vamos evoluindo na gestão.

O objetivo é fazer o gestor pensar sore sua operação de uma ótica diferente, levando a conclusões diferentes e quem sabe trazendo novas idéias!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário