segunda-feira, 5 de março de 2012

Liderança: Controle ou Influência?

Particularmente não sou muito fã de escrever Post sobre comportamento, pois acredito que essa área é subjetiva e cada um tem a sua forma de ver a vida.

No entanto, ao trabalharmos com serviços, este tema é inevitável, por isso resolvi colocar aqui alguns livros, idéias e frases que me ajudaram muito e espero que possam fazer o mesmo com você.


Um aprendizado importante refere-se ao fenômeno: "A equipe é a cara do líder".

Certa vez conversando com o Psicólogo e Help Desk Man, Roberto Cohen, lhe fiz essa pergunta, pois percebia em nossas operações como certas vezes equipes iguais, com  a mudança de só uma pessoa, o líder, tinham desempenhos tão diferentes, isso em uma janela de apenas 3 meses.
Obviamento ele deu um show de teorias e explicações fundamentadas em diferentes linhas da psicologia, mas resumiu como um grande consultor: Depende! :-)


Uma outra fonte fantástica é o livro é A Arte das Possibilidades de Benjamin Zandher, neste livro ele e sua mulher descreveem como é a experiência de liderar um grupo de músicos de uma orquestra, cada um com seus sonhos, anseios e medos. Neste livro o Maestro Ben Zander, começa contando como certa vez aos 40 anos ele percebeu que apesar de sua imagem aparecer na capa do CD, com estilo, de fato, ele não toca nenhum instrumento e portanto o seu sucesso reside na sua habilidade de fazer os outros terem sucesso.

Esse é um ponto importante para nós gestores, pois nossos times executam várias atividades ao longo de um dia... eles tocam seus instrumentos profissionais e cabe a nós termos a habilidade de transformá-los em pessoas melhores.

Vale a pena conferir o vídeo neste link, caso precise possui legendas em português.

Outro aprendizado interessante é a frase que consta no Livro de Mario Sérgio Cortella - Qual é a Tua Obra?. Este livro possui um ar mais filosófico, mas possui uma frase que vale o Livro:


"Nenhum de nós é capaz de fazer tudo certo, 
o tempo todo de todos os modos"

Para liderar você deve ter a humildade para saber que os outros não são você e aprender a agradecer isto.

Reconhecer que você erra, que esquece, que tem medo! E que por isso também tem o direito de desenvolver-se profissionalmente!

Seja flexível, sem perder o comando! não perca seu tempo querendo obter controle sobre sua equipe, pois ninguém pode controlar ninguém, o que você pode fazer é direcionar sua equipe, liderá-los para um objetivo maior! Use sua influência e não seu poder!

Abraços a todos e que em nossa caminhada possamos nos tornar pessoas melhores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário