terça-feira, 24 de abril de 2012

Resumo da Palestra no HDI RoadShow 2012 em Curitiba

Como eu havia colocado no Blog, na data de 19/04 o HDI promoveu mais um dos seus eventos voltado para o compartilhamento de conteúdo chamado HDI RoadShow.

Nesse evento tive a oportunidade de falar sobre um tema que acho que deveríamos discutir mais sobre ele na área de TI: Inovação nos Serviços de TI.
Abaixo coloco um resumo dos temas que abordei no evento.

Acredito que a área de TI, devido ao fato de estar em um mercado  inundado por invenções dos fabricantes tanto de hardware quanto software, acaba se tornando um pouco conservadora com relação a inovações as operações de serviços.
Deixamos todas as novidades por conta de novos produtos e acabamos esquecendo em focar nas inovações voltadas para pessoas e processos.

Mas antes temos que separar invenção de inovação


Invenção são novas tecnologias, produtos e/ou materiais que podem ser patenteados e requerem alto grau de conhecimento técnico para ser desenvolvido e aplicado.

Inovação são mudanças, pequenas ou grandes, que podemos fazer envolvendo, processos, pessoas, atitudes, percepção dentre outras que gerem um valor maior ao serviço.



O que acontece nas áreas de TI é que temos muitas invenções, mas poucas inovações!
Tendemos a fazer as coisas da mesma forma, somente alterando a plataforma em que são executadas.

Veja um smartphone, continuamos colocando os usuários sobre a batuta dos emails, suas entradas e saídas, o smartphone só muda o meio pelo qual o usuário irá interagir, de resto está tudo igual, a comunicação é unidirecional, feita em momentos diferentes e com um registro não estruturado dos dados.

As Plataformas Web ou até mesmo redes sociais são novas plataformas, mas as tarefas executadas nelas ainda são as mesmas!



Acredito que a próxima revolução invisível (momento merchandising do meu livro, não conhece clique aqui) será descobrir em como transformar as ferramentas de TI em ferramentas que gerem uma decisão mais ágil ou melhorem os processos de negócio (ou melhor ainda, ambos!).




Acredito que o problema do negócio hoje não é a falta de tecnologia mas o uso míope que acabamos fazendo dela! temos que aprender a combinar diferentes elementos e traduzi-los em um serviço de maior valor aos nossos clientes e usuários! É isso que as áreas de negócio fazem e agora é a hora da tecnologia trilhar o mesmo caminho.

Por muito tempo a TI esteve focada na qualidade dos seus serviços, sem se importar com a relevância ou se quer o foco dos mesmos! Veja a inovação e a busca pela produtividade o caminho que elevará a TI de coadjuvante a ator principal nas organizações.

Lembre-se:  A Luz elétrica é um dos serviços mais estáveis atualmente e nem por isso você morre de amores pelos postes na rua! Não idolatre seu datacenter, entenda que ele está ali por um motivo que é gerar negócios!!

Gostaria de deixar um último recado a você leitor : Lembre que o seu serviço existe por um motivo maior, descubra qual é esse motivo e jamais esqueça dele!! :-)

Abraços e boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário