segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O Segredo é Conhecer o Problema e não a Solução

Por muitas vezes vemos empresas e profissionais colocando-se como a solução para resolver os mais variados problemas do mercado.

Entendo que essa colocação tem um poder de Marketing mesmo após tantos anos já batidos neste tema, mas acredito que ela está errada.
O segredo não é conhecer a solução, mas sim nos atermos para os problemas de nossos Clientes ou usuários. Esse é o verdadeiro  papel da gestão,  descobrir (sim descobrir!!) o problema real de nossos Clientes e uma vez que tivermos o problema claro em nossa mente, a solução virá naturalmente.
Um dos pontos para atingir essa é meta é conseguir perceber o seu serviço com os olhos e ouvidos do seu Cliente, veja o que ele vê, ouça o que ele ouve e tire suas conclusões sobre sua própria qualidade e eficácia!

PROBLEMA É A SOLUÇÃO
Como dizem os bons métodos de resolução de problema da Qualidade: Definir o problema é metade do caminho para uma solução efetiva.
No entanto apesar das mais variadas técnicas, poucos são os profissionais que pensam sobre suas operações de uma forma critica. É comum termos uma série de respostas prontas como:

- Usuário não aprende,
- A Essa hora ela já deveria saber como funcionamos!
- Desisto, isso não vai funcionar!

CUIDADO COM SUAS CONCLUSÕES ESTILO EXPRESS
Apesar de óbvio, poucas vezes vamos a fundo nos pontos que afetam nossa operação, nos contentamos com conclusões rápidas e prontas que temos em mente, seja pela experiência ou porque alguém com uma certa autoridade discursou sobre o assunto, parece que isso nos dá o direito de não pensar e ignorar nossas formas de resolver os problemas (Não vou começar a Falar de Frameworks padrões como ITIL e sua trupe)

Você pode pensar que estou exagerando, mas acredite fazemos isso, mais do que você imagina!

Uma forma de conhecer mais como esses processo ocorre é  ler o Livro Rápido e Devagar - Duas Formas de Pensar de Daniel Kahneman .




No livro o autor conta como tomamos nossas decisões muito mais baseado em nossa experiência e intuição que  em dados racionais, como muitas vezes presumimos.
Um livro sensacional que realmente te faz pensar sobre quão relevante é o pensamento, pois somos o que pensamos!







Realmente é como a Margaret Thatcher diz em seu filme sobre o Caráter! Não viu? Tá bom, coloco a cena aqui para você curtir!




Pense, Pense e Pense!! Esse ainda é o verdadeiro FrameWork da gestão, todos os demais são cópias de alguém!

Abraços,
Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário